Avançar para o conteúdo principal

Primeiro ano de Medicina: DONE! :)

Depois de um ano de muito estudo, finalmente posso dizer que estou de férias!! 


Bem... ainda tenho de fazer a Prática de Verão ("Summer Practice"), mas aí já estarei em Portugal e claro, não é a mesma coisa que ficar os dias fechada na biblioteca a estudar para os exames finais!

Em Roma sê Romano, na Roménia sê Romeno! Por isso, não me posso ir embora sem antes dar um mergulho no Mar Negro e aproveitar as temperaturas que ascendem os 30º Celsius.

Agora que cheguei ao final do 1º ano, até confesso que estou um pouco saudosista... foi um ano excelente, em que conheci muita gente de diferentes partes do mundo, estive em contacto com outras línguas, culturas e outras gastronomias (ai a comida israelita!!! :) ).


Boas Férias :)

Comentários

  1. Olá!Parabéns pelo blog, estarei acompanhando sua jornada!
    Eu sou brasileira e agora em dezembro concluo o curso de direito e seguirei buscando o meu sonho de cursar medicina. Aqui no Brasil é bem complicado, preços abusivos e as faculdades publicas tem poucas vagas e a nota de corte para entrar é imensa, portanto busco cursos fora daqui, ministrados em inglês. Consideras o curso da romenia excelente? Quais pontos negativos? Ja tens aprendido bem a lingua romena? É fácil fazer novas amizades por aí?

    ResponderEliminar
  2. Uma perguntinha: como consegues sustentar-te para fazer aí o curso? ou seja, trabalhas ou tens algum apoio?

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Olá olá, achei de facto bastante esclarecedor este teu ‘’blog’’ e bastante interessante, porém, apesar de saber que deves estar farta de ouvir e responder a este tipo de pedidos, gostava mesmo muito que me esclarecesses algumas informações como por exemplo, as médias necessárias à entrada no curso, valor de propinas(…).Se me pudesses mandar um email ficaria eternamente grato, vitor_lheme@hotmail.com.

    ResponderEliminar
  6. Ola

    Medicina na Roménia e uma ideia, e na Itália já alguém pensou nisso. As propinas são bem mais baratas. Alguém conhece quem esteja a estudar medicina na Itália. Gostaria de receber informações

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Carlos,
    No ano em que entrei as universidades do Leste Europeu eram as que tinham as propinas mais em conta. Dessas, as mais apelativas eram as da Roménia. Só posso ajudar com a minha experiência, não conheço a realidade de Itália.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde
    Mesmo assim o valor das propinas do que tenho conhecimento no leste andam por volta dos 10/12 mil euros anuais. Efetivamente as mais em conta são as praticadas na Roménia que segundo sei por volta dos 5000€. E depois tudo o resto.
    A titulo de curiosidade quando gastava por mês para ter uma ideia dos custos mensais.
    Eu só falei na Itália porque segundo me informaram as propinas rondam os 2000€ por ano
    Se assim o entender pode enviar a resposta para o meu mail pessoal carlosferreira1640@gmail.com.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Critérios de admissão ao curso de medicina

O que fazer para estudar Medicina na Roménia? Quando o sonho de exercer medicina fala mais alto, o estrangeiro foi uma opção viável. Contudo, por vezes, o medo, a insegurança, a falta de informação ou até mesmo o estigma de estudar para um país como a Roménia podem ser entraves... Este Blog é a forma de poder poder relatar, na primeira pessoa, a minha experiência como estudante de medicina neste país. Espero continuar a poder ser útil! ;) Documentação necessária Esta parte pode parecer aborrecida mas nada que de muito complicado. Alguns documentos têm de ser apostilhados e as traduções têm de ser autenticadas. - 4 Fotos - 2 cópias da Certidão de Nascimento - 2 cópias do Diploma de Secundário - 2 cópias da Fichas ENES (provas de exames têm de ter aproveitamento) - Exame médico a habilitar o exercício da profissão - Análises laboratoriais com resultado negativo ao HIV - Carta a demonstrar interesse no ingresso ao curso de medicina na faculdade em questão.

Critérios de Admissão

Para que não hajam dúvidas em relação aos requisitos necessários para formalizar a candidatura, transcrevo aqui a informação que está contemplada na página da Universidade.Qualquer dúvida, não hesitem em contactar! Candidates from EU, EEA (and CH) countries: In order to apply for Bachelor’s degree studies, a candidate’s file must contain: 2 sets of the following documents: Authorized Romanian translation of the high school diploma and original high school diploma Authorized Romanian translation of the high school transcript and original high school transcript for all years of high school Authorized Romanian translation of birth certificate Medical certificate and authorized Romanian translation (if the certificate is issued in other languages than romanian language) 4 passport size photos Copy of passport (pages 1-4) Application forms for the ministry of education –  European citizens request for the recognition of studies in order to apply to Bachelor degree studies  (O

Algumas curiosidades sobre a Roménia...

A Roménia   está localizada no  centro - sudeste da Europa , no norte da  península dos Balcãs  e na costa ocidental do  mar Negro .  O país faz fronteira com  Hungria ,  Sérvia ,  Ucrânia ,  Moldávia  e  Bulgária . Abrange um território de 238 391 quilómetros quadrados e, com   20,1 milhões de habitantes , é o sétimo membro mais populoso da  União Europeia  (UE).  Bandeira da Roménia Fuso horário:  GMT + 2 Moeda: Ron (Lei) 1 euro equivale a aproximadamente 4,45 leis A capital e maior cidade,  Bucareste , é a  sexta maior cidade  da UE.  Cerca de 90% da população identifica-se como praticantes da  Ortodoxia Oriental  e são falantes nativos do  romeno . É membro da União Europeia desde 1 de Janeiro de 2007 . A Roménia é o 9º maior produtor vinho do mundo. Além de ser  conhecida pelas belas paisagens e castelos e a Roménia é também descrita como sendo o  2º país com a Internet mais rápida a nível mundial ! A Roménia é também conhecida pelas boa