Avançar para o conteúdo principal

1º Semestre... Done!

Depois de mais de um mês...


Praticamente enclausurada em casa a "queimar as pestanas", 
A explicar às paredes os pormenores da Anatomia, Fisiologia e Microbiologia e afins,
Onde nem faço a conta aos litros de cafeína ingeridos, 
De típico mau-humor matinal,

Ansiedade matinal, vespertina e noturna!


Well, 
Bye bye 1º Semestre!





Nesta faculdade, em vez de um cartão de estudante, cada aluno tem uma caderneta ("Carnet de Student"), que para além de servir como documento de identificação, inclui todas as notas. 


(As notas são inseridas também num Sistema Informático).

A maior parte das cadeiras exige um Exame escrito complementado com uma componente Oral. 

Durante a avaliação oral, o professor corrige o exame e analisa pontos que o aluno deixou pouco claros ou no qual não foi muito preciso. Por isso, em alguns casos, o professor dá a nota final no dia do próprio exame, após estas duas componentes terem sido avaliadas. Exemplos de cadeiras com esta vertente são: Anatomia, Biofísica, Ciências Comportamentais, Microbiologia...


Pessoalmente, gosto deste sistema, pois permite uma relação mais próxima com o professor e permite-nos mostrar o quão à vontade estamos com a matéria... Afinal, na nossa vida futura vamos ser muitas vezes avaliados enquanto médicos e a maior parte delas não vai ser através de testes escritos, não é verdade?

No caso dos típicos exames, esperar semanas e semanas por uma nota aqui é algo que aqui não acontece, ao contrário de muitas Universidade Portuguesas. No máximo uma semana!

Comentários

  1. Boa tarde, será que me dia ajudar...eu gostaria de estudar medicina na roménia ....será que podia entrar em contacto comigo para poder esclarecer algumas dúvidas? O meu e-mail é j.mendes.cerejas@gmail.com obrigada! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Critérios de admissão ao curso de medicina

O que fazer para estudar Medicina na Roménia? Quando o sonho de exercer medicina fala mais alto, o estrangeiro foi uma opção viável. Contudo, por vezes, o medo, a insegurança, a falta de informação ou até mesmo o estigma de estudar para um país como a Roménia podem ser entraves... Este Blog é a forma de poder poder relatar, na primeira pessoa, a minha experiência como estudante de medicina neste país. Espero continuar a poder ser útil! ;) Documentação necessária Esta parte pode parecer aborrecida mas nada que de muito complicado. Alguns documentos têm de ser apostilhados e as traduções têm de ser autenticadas. - 4 Fotos - 2 cópias da Certidão de Nascimento - 2 cópias do Diploma de Secundário - 2 cópias da Fichas ENES (provas de exames têm de ter aproveitamento) - Exame médico a habilitar o exercício da profissão - Análises laboratoriais com resultado negativo ao HIV - Carta a demonstrar interesse no ingresso ao curso de medicina na faculdade em questão.

Critérios de Admissão

Para que não hajam dúvidas em relação aos requisitos necessários para formalizar a candidatura, transcrevo aqui a informação que está contemplada na página da Universidade.Qualquer dúvida, não hesitem em contactar! Candidates from EU, EEA (and CH) countries: In order to apply for Bachelor’s degree studies, a candidate’s file must contain: 2 sets of the following documents: Authorized Romanian translation of the high school diploma and original high school diploma Authorized Romanian translation of the high school transcript and original high school transcript for all years of high school Authorized Romanian translation of birth certificate Medical certificate and authorized Romanian translation (if the certificate is issued in other languages than romanian language) 4 passport size photos Copy of passport (pages 1-4) Application forms for the ministry of education –  European citizens request for the recognition of studies in order to apply to Bachelor degree studies  (O

Algumas curiosidades sobre a Roménia...

A Roménia   está localizada no  centro - sudeste da Europa , no norte da  península dos Balcãs  e na costa ocidental do  mar Negro .  O país faz fronteira com  Hungria ,  Sérvia ,  Ucrânia ,  Moldávia  e  Bulgária . Abrange um território de 238 391 quilómetros quadrados e, com   20,1 milhões de habitantes , é o sétimo membro mais populoso da  União Europeia  (UE).  Bandeira da Roménia Fuso horário:  GMT + 2 Moeda: Ron (Lei) 1 euro equivale a aproximadamente 4,45 leis A capital e maior cidade,  Bucareste , é a  sexta maior cidade  da UE.  Cerca de 90% da população identifica-se como praticantes da  Ortodoxia Oriental  e são falantes nativos do  romeno . É membro da União Europeia desde 1 de Janeiro de 2007 . A Roménia é o 9º maior produtor vinho do mundo. Além de ser  conhecida pelas belas paisagens e castelos e a Roménia é também descrita como sendo o  2º país com a Internet mais rápida a nível mundial ! A Roménia é também conhecida pelas boa